EFD-Social/SPED FOLHA DE PAGAMENTOS: A folha de pagamento eletrônica, diminuirá a burocracia e aumentará o controle fiscal das empresas.
A Contábilidade das empresas os departamentos administrativos, fiscal e de Recursos Humanos, terão profundas mudanças com implementação do SPED Folha, a chamada EFD-Social. A criação do SPED FOLHA, integra o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) e está em fase de projeto piloto pela Receita Federal do Brasil.
Os arquivos digitais da folha de pagamento dos funcionários, eliminarão os trabalhos impressos em papel e passarão a ser emitidos eletronicamente, formando assim um cadastro único dos trabalhadores. Até o final do projeto deverão estar integradas em um único arquivo as informações das Sefips, Rais, Dirf, Cageds e Manad, entre outras declaraçoes obrigatórias.
Todas as informações ficarão à disposição da esfera Federal, Estadual e Municipal e devem diminuir a burocracia na hora dos trabalhadores se aposentarem, este é um dos pontos positivos da adoção do sistema eletrônico. "As informações atualizadas ficaram armazenadas em um único local será possível o acesso aos dados do trabalhador, facilitando os processos e exigências de vários documentos.
O SPED FOLHA, em suas várias frentes de atuação, deverá promover 95% de redução no índice de burocracia no País. Detalhe importante é o combate à sonegação fiscal, que de forma eletrônica ficará mais eficaz para o controle do fisco.
Projeto concluído, o trabalho do auditor fiscal da Receita Federal, Previdenciária e Trabalhista, ficará bem mais fácil já que os dados estarão concentrados em um cadastro único atualizado mensalmente. Pórem, temos que destacar que é preciso investir em mão de obra qualificada para lidar com o sistema digital de informação. As empresas precisam investir em pessoal qualificado e proposcionar cursos de atualização e formação de pessoal.
O contador precisa estar antenado e atualizado para fornecer uma assessória moderna e atualizada para proteger a empresa de futuras penalidades fiscais.
Com a unificação e centralização de dados fica mais fácil a gestão das informações sobre a vida do trabalhador em várias áreas, como a previdência social, seguro social, serviços públicos de saúde, fundo de garantia, entre outras.
Para os departamentos de RH das empresas, trata-se de uma nova fase de mudança de cultura, facilitando a adoção de políticas mais adequadas no trato das informações trabalhistas".
No entanto o cenário proposto pelo SPED Folha levará as empresas a reavaliarem suas rotinas, soluções e serviços para garantir que os dados sobre seus colaboradores possam ter a qualidade necessária e, assim, gerar os arquivos a serem enviados ao Fisco.
Fonte: Sispro Serviços e Tecnologia para Administração e Finanças
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