sábado, 24 de setembro de 2011

O GOVERNO AUMENTA O CONTROLE FISCAL SOBRE AS EMPRESAS COM A CRIAÇÃO DO EFD- SOCIAL - SPED FOLHA DE PAGAMENTOS

O objetivo do Governo  é o combate à sonegação fiscal, que de forma eletrônica ficará mais eficaz para o Governo 

EFD-Social/SPED FOLHA DE PAGAMENTOS:  A folha de pagamento eletrônica, diminuirá a burocracia e aumentará o controle fiscal das empresas. 

A Contábilidade das empresas os departamentos administrativos, fiscal  e de Recursos Humanos, terão profundas mudanças com implementação do SPED Folha, a chamada EFD-Social.  A criação do SPED FOLHA,  integra o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) e está em fase de projeto piloto pela Receita Federal do Brasil.

Os arquivos digitais da folha de pagamento dos funcionários,  eliminarão os trabalhos impressos em papel e passarão a ser emitidos eletronicamente, formando assim um cadastro único dos trabalhadores.  Até o final do projeto deverão estar integradas em um único arquivo as informações das Sefips, Rais, Dirf, Cageds e Manad, entre outras declaraçoes obrigatórias. 

Todas as informações ficarão à disposição da esfera Federal, Estadual e Municipal e devem diminuir a burocracia na hora dos trabalhadores se aposentarem,  este é um dos pontos positivos  da  adoção do sistema eletrônico. "As informações atualizadas ficaram armazenadas em um único local será possível o acesso aos dados do trabalhador, facilitando os processos e exigências de vários documentos.

O SPED FOLHA,  em suas várias frentes de atuação, deverá promover 95% de redução no índice de burocracia no País. Detalhe importante é o combate à sonegação fiscal, que de forma eletrônica ficará mais eficaz para o controle do fisco.

Projeto concluído, o trabalho do auditor fiscal da Receita Federal, Previdenciária e Trabalhista, ficará bem mais fácil já que os dados estarão concentrados em um cadastro único atualizado mensalmente. Pórem, temos que destacar que  é preciso investir em mão de obra qualificada para lidar com o sistema digital de informação.  As empresas precisam investir em pessoal qualificado e proposcionar cursos de atualização e formação de pessoal. 

O  contador precisa estar antenado e atualizado para fornecer uma assessória moderna e atualizada para proteger a empresa de futuras penalidades fiscais. 

Com a unificação e centralização de dados fica mais fácil a gestão das informações sobre a vida do trabalhador em várias áreas, como a previdência social, seguro social, serviços públicos de saúde, fundo de garantia, entre outras.

Para os departamentos de RH das empresas, trata-se de uma nova fase de mudança de cultura, facilitando a adoção de políticas mais adequadas no trato das informações trabalhistas". 

No entanto o cenário proposto pelo SPED Folha levará as empresas a reavaliarem suas rotinas, soluções e serviços para garantir que os dados sobre seus colaboradores possam ter a qualidade necessária e, assim, gerar os arquivos a serem enviados ao Fisco. 

Fonte: Sispro Serviços e Tecnologia para Administração e Finanças

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