quarta-feira, 28 de setembro de 2011

CUIDADO - RECEITA FEDERAL DO BRASIL ALERTA CONTRIBUITES SOBRE CORRESPONDÊNCIAS FRAUDULENTAS

Leia a Matéria na Integra: 

A Receita Federal esta alertando que não envia cartas com pedido de regularização de dados cadastrais.  

A RECEITA EDERAL DO BRASIL, não se comunica com os contribuintes por meio de e-mail.  

Segundo a Receita Federal, pessoas físicas e jurídicas têm recebido uma mensagem eletrônica intitulada Intimação Eletrônica de Débitos.  

O Fisco lembra que essa intimação é enviada apenas por meio do Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte da Receita: https://cav.receita.fazenda.gov.br/  (e-CAC). 

Cuidado no caso de receber  correspondências em papel, a Receita alerta para o recebimento de uma carta denominada Intimação para Regularização de Dados Cadastrais.  Com códigos de barras em um dos lados, a correspondência se assemelha a avisos bancários e pede que contribuinte entre num endereço na internet que não pertence ao Fisco. 

De acordo com a Receita, todos os anos surgem vários tipos de denúncias contra falsários que se fazem passar por servidores do órgão para tentar extrair dados fiscais e bancários dos contribuintes, além de informações privadas dos cidadãos.

Em relação aos e-mails em nome do Fisco, a Receita orienta que as mensagens sejam imediatamente excluídas. O contribuinte deve tomar cuidado ainda para não abrir arquivos anexados, que normalmente contêm vírus ou programas que capturam informações confidenciais do usuário. 

O usuário deve evitar clicar em links que remetam para endereços da internet. Até os que trazem o nome da Receita devem ser evitados porque caem em páginas de hackers. 

Sobre a atualização cadastral, a Receita lembra que as alterações e consultas de dados pessoais, assim como a regularização de pendências com o Fisco, só podem ser resolvidas por meio do e-CAC. Para entrar na página, o contribuinte deve informar o número do recibo das duas últimas declarações do Imposto de Renda e gerar um código de acesso.
O e-CAC também pode ser usado por quem tem certificado digital. 

Carlos Marinho

carlosmarinho@grupomaximus.srv.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário