sexta-feira, 26 de outubro de 2012

IRPF 2012/2013 - CUIDADO PARA NÃO CAIR NA MALHA FINA

O QUE SERÁ CRUZADO:

Todos devem começar a acertar a sua situação com o Leão, pois neste ano o Fisco começa a cruzar mais informações, e no máximo em dois anos estará cruzando praticamente tudo. 

As informações que envolvam CPF ou CNPJ serão cruzadas on-line com:

·         CARTÓRIOS: Checar os bens imóveis – terrenos, casas, apartamentos, sítios,

Construções;

·         DETRANS: Registro de propriedade de veículos, motos, barcos, Jet-skis, etc.;

·         BANCOS: cartões de crédito, débito, aplicações, movimentações, financiamentos;

·         EMPRESAS EM GERAL: Além das operações já rastreadas (Folha de pagamento,

FGTS, INSS, IRRF, etc...), passam a ser cruzadas as operações de compra e venda de mercadorias e serviços em geral, incluídos os básicos (luz, água, telefone, saúde), bem como os financiamentos em geral.Tudo através da Nota Fiscal Eletrônica.Tudo isso nos âmbitos Municipal, Estadual e Federal, amarrando pessoa física e pessoa jurídica através destes cruzamentos e podendo, ainda, fiscaliza os últimos 5 (cinco) anos. 
 
MODERNIDADE DO SISTEMA: 

Este sistema é um dos mais modernos e eficientes já construídos no mundo, e logo estará operando por inteiro. Só para se ter uma idéia, as operações relacionadas com o cartão de crédito e débito foram cruzadas em um pequeno grupo de empresas varejistas no fim do ano passado, e a grande maioria deles sofreram autuações enormes, pois as informações fornecidas pelas operadoras de cartões ao fisco (que são obrigados a entregar a movimentação), não coincidiram com as declaradas pelos lojistas.

Este cruzamento das informações deve, em breve, se estender a um número muito maior de contribuintes, pois o resultado foi “muito lucrativo” para o governo. 
 
FOCO NAS EMPRESAS DO SIMPLES: 

Sua empresa é optante do Simples Nacional? Veja esta curiosidade inquietante: 

·    TRIBUTAÇÃO PELO LUCRO REAL: Maioria das empresas de grande porte. Representam apenas 6% das empresas do Brasil e são responsáveis por 85% de toda arrecadação nacional. 

·    TRIBUTAÇÃO PELO LUCRO PRESUMIDO: Maioria das empresas de pequeno e médio porte. Representa 24% das empresas do Brasil e são responsáveis por 9% de toda arrecadação nacional. 

·    TRIBUTAÇÃO PELO SIMPLES NACIONAL: 70% das empresas do Brasil e respondem por apenas 6% de toda a arrecadação nacional. OU SEJA, é nas empresas do SIMPLES que o FISCO vai focar seus esforços, pois é nela onde se concentra a maior parte da informalidade, leia-se, sonegação!
 
INFORMALIDADE DEVERÁ DIMINUIR: 

Acredita-se que muito em breve, a prática da informalidade tende a diminuir muito! A recomendação é de que as empresas devem se esforçar cada vez mais no sentido de ir acertando os detalhes que faltam para minimizar problemas com o FISCO. 
 
SUPERCOMPUTADOR T-REX E SISTEMA HARPIA: 

A Receita Federal passou a contar com o T-REX, um supercomputador que leva o nome do devastador Tiranossauro Rex, e o software Harpia, ave de rapina mais poderosa do país, que teria até a capacidade de aprender com o ‘comportamento’ dos contribuintes para detectar irregularidades. O programa vai integrar as secretarias estaduais da Fazenda, instituições financeiras, administradoras de cartões de crédito e os cartórios. 
 
DIMOF: 

Com o fundamento na Lei Complementar n° 105/2001 e em outros atos norma- tivos, o órgão arrecadador – fiscalizador apressou-se em publicar a Instrução Normativa RFB n° 811/2008, criando a Declaração de Informações sobre Movimentação Financeira (DIMOF), pela qual as instituições financeiras têm de informar a movimentação de pessoa física, se a mesma superar a ínfima quantia de R$ 5.000,00 no semestre, e das pessoas jurídicas, se a movimentação superar a bagatela de R$ 10.000,00 no semestre. A primeira DIMOF foi apresentada em 15 de dezembro de 2008. 
 
DECLARAÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA JÁ PRONTA PELO FISCO PREVIAMENTE: 

O acompanhamento e controle da vida fiscal dos indivíduos e das empresas ficarão tão aperfeiçoados que a Receita Federal passará a oferecer a declaração de imposto de Renda já pronta, para validação do contribuinte, o que poderá ocorrer já daqui a dois anos.
 
CRIAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE INFORMAÇÕES PATRIMONIAIS DO CONTRIBUINTE: 

O projeto prevê, também, a criação de um sistema nacional de informações patrimoniais dos contribuintes, que poderia ser gerenciado pela Receita Federal e integrado ao Banco Central, DETRAN, e outros órgãos. 
 
PENHORA ON LINE: 

Para completar, já foi aprovado um instrumento de penhora on line das contas correntes. Por força do artigo 655-A, incorporado ao CPC pela Lei 11.382/2006, poderá requerer ao juiz a decretação instantânea, por meio eletrônico, da indisponibilidade de dinheiro ou Bens do contribuinte submetido a processo de execução fiscal. 
 
REVISÃO DE PROCEDIMENTOS E CONTROLES CONTÁBEIS: 

Tendo em vista esse arsenal, que vem sendo continuamente reforçado para aumentar o poder dos órgãos fazendários, recomenda-se que o contribuinte promova revisão dos procedimentos e controles contábeis e fiscais praticados nos últimos cinco anos.
 
A RECEITA ESTÁ TRABALHANDO MESMO: 

Hoje a Receita Federal do Brasil e Receita Federal Previdenciária têm diversos meios de (controles) para acompanhar a movimentação financeira das pessoas física e juridicas. Além da DIMOF, temos a DIRF, DIRPF, DIRPJ, DACON, DCTF, DITR, DIPI, DIRF, RAIS, DIMOB, DMED, SEFIP, SPED, etc. Ou seja, são várias fontes de informações.     São mais de 40 declarações por ano que o fisco recebe com informações dos contribuites.      
                                                                                 
TESTE DO SISTEMA: 

Esse sistema HARPIA, já estava em teste há dois anos, e agora está trabalhando pra valer. Com a entrada em vigor da nota fiscal eletrônica e do SPED, que começou pra valer em 2009, aí é que a situação vai piorar, ou melhor, melhorar a arrecadação. 

Todo cuidado é pouco:  

A partir de agora todos devem ter controle de todos os gastos no ano e verificar se os rendimentos ou outras fontes são suficientes para comprovar os pagamentos, além das demais preocupações, como lançar corretamente as receitas, bens, etc.

 

Carlos Marinho – (21) 2206-9600

Nenhum comentário:

Postar um comentário