sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

IRPF 2013/2014 COMO DECLARAR RECEBIMENTO DE ALUGUEL NO IRPF.

IRPF 2014 - 2015

DOUTOR, COMO DECLARAR RECEBIMENTO DE ALUGUEL DE IMÓVEL NA DECLARAÇÃO DE AJUSTE DO IRPF?

Se você é dono de imóvel e esta com ele alugado, atenção:

Proprietário de imóveis só pagará imposto em cima de valor líquido de aluguéis recebidos.

Imóvel alugado a pessoa física: 

Caso o dono do imóvel alugado, receba aluguel de pessoa física, ele deve declarar os ganhos mês a mês, já com os descontos das taxas pagas as administradoras.  Se tiver mais de um imóvel alugado, tem que somar todos os alugueis recebidos e aplicar a tabela do IRPF, dando imposto deverá recolher o DARF do Carnê Leão, até o último dia útil do mês subsequente ao mês de recebimento do referido aluguel.

Imóvel alugado a pessoa jurídica:

Se o imóvel for alugado à pessoa jurídica, o inquilino "pessoa jurídica" ou a administradora de imóveis, deverá fornecer um informe de rendimentos anuais, constando as retenções do IR, para que o proprietário possa lançar em sua declaração de ajuste. 

Atenção:

Normalmente as administradoras de imóveis não calculam o IR sobre os alugueis, ficando essa responsabilidade com o proprietário do imóvel, se esquecer de recolher o carnê leão, que vence mensalmente.  O proprietário terá que pagar com correção e multa, fora isso pode acontecer de ficar preso na malha fina da Receita Federal do Brasil por falta do recolhimento do IR sobre os alugueis recebidos.

As imobiliárias enviam uma declaração anual e obrigatória para a Receita Federal com as informações sobre os alugueis recebidos pelos proprietários e os pagamentos feitos pelos inquilinos, o nome dessa declaração é: DIMOB - Declaração de Informações Imobiliárias.

O GRUPO MAXIMUS,  tem uma equipe de profissionais especializados para fazer a sua declaração de impostos de renda, e lhe defender em caso de autuações indevidas.

Liguem para 2206-9602 e falem com nossa Diretoria  para saber como pode ser assessorado pela nossa equipe.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário