terça-feira, 29 de novembro de 2011

CUIDADOS: VOCE CUIDA BEM DO SEU CARTÃO DE CRÉDITO E DÉBITO?

Você CUIDA bem do seu CARTÃO?

Não é segredo que todos devem manter seus cartões de débito ou crédito protegidos e a senha muito bem guardada, caso você não tenha boa memória para gravá-la.
Mas você é capaz de afirmar sem peso na consciência que segue à risca todos os cuidados necessários para não ser surpreendido por golpes ou clonagem do dinheiro de plástico? Há quem obedeça todos os detalhes das orientações dadas por especialistas e pela Polícia Militar. Mas a maioria das pessoas ainda ignora os cuidados básicos como não carregar a senha anotada junto com o cartão, conferir o valor da compra antes de digitar a senha ou se certificar de que o site é seguro, no caso das compras feitas pela internet.

Campeões de reclamações
Segundo O Procon, na área de assuntos financeiros, os problemas com cartões de crédito e débito são os campeões de reclamações na instituição. "As quadrilhas criam cada vez mais golpes, mas o consumidor também precisa ficar atento para não correr nenhum risco. Principalmente nas transações feitas pela internet, é preciso pedir orientação ao banco. Algumas instituições já oferecem software próprio para inibir a ação de hackers.
É importante que o cliente procure a sua instituição financeira para buscar mais orientações".
Especialistas pontuam algumas dicas importantes de segurança:
sempre verificar o estado do caixa eletrônico, se ele não tem cola ou está com alguma parte quebrada, procurar utilizar sempre o mesmo local para efetuar saques e depósitos e monitorar a sua conta bancária a cada transação efetuada. "São regras simples que podem fazer a diferença na vida do consumidor. O estado do caixa eletrônico, por exemplo, indica se ele foi violado pela quadrilha. Normalmente eles precisam implantar alguns equipamentos para roubar senhas e clonar os cartões.
“O controle freqüente da sua conta é imprescindível para descobrir a fraude o quanto antes”.
O empresário Alberto Vieira, de 31 anos, passou a verificar mais a sua movimentação financeira após ter R$ 3 mil retirados da sua conta em cinco dias. "Minha gerente estranhou que estava sendo sacado o limite máximo da minha conta todos os dias e me ligou para conferir. Na hora bloqueamos o cartão, eu precisei fazer um boletim de ocorrência e prestar depoimento. Demorou 30 dias para eu reaver o dinheiro. Depois disso, tiro extrato da minha conta pelo menos uma vez por semana", diz.
Para Jorge Krug, representante do Comitê de Segurança e Prevenção à Fraude da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), outro "pecado" cometido por muitos consumidores é a escolha de senhas fáceis, como data de nascimento e números seqüenciais. "Também é preciso guardar muito bem o cartão e não fornecer dados pessoais para qualquer pessoa. Se o consumidor ainda utiliza o modelo com tarja magnética, é bom procurar seu banco para pedir a substituição por um com chip", conta Krug.
O consumidor também deve conferir sempre o valor da compra no visor das máquinas de cartão e se a opção débito ou crédito está correta, para não ter surpresa na fatura.
Os bancos e as operadoras de cartões de débito e de crédito estão praticamente abolindo os modelos com tarja magnética e substituindo por peças com chip. De acordo com Krug, da Abecs, não há registro de quebra criptográfica, ou seja, ninguém conseguiu violar o chip até hoje. "Essa constatação é importantíssima para o setor. E o Brasil está bastante avançado neste sentido, seguindo o padrão da Europa", conta Krug.
Segundo ele, os sites também estão aprimorando a segurança para as transações de e-commerce. "Sempre observe a idoneidade do site, verifique se ele tem um cadeado na tela superior do lado direito. Isso mostra que você está navegando em um ambiente seguro. Além disso, mantenha o antivírus do seu computador sempre atualizado e nunca coloque o número do seu cartão em uma máquina que não conheça ou em lan houses", orienta o representante da Abecs.
Decisões judiciais:
A maioria das decisões emitidas pelo Judiciário sobre fraudes nos cartões tem dado ganho de causa para o reclamante. Por estar enquadrada no Código de Defesa do Consumidor (CDC), cabe ao banco ou à operadora do cartão provar que os gastos foram feitos pelo próprio usuário. Com isso, a palavra do cliente é muito forte. "Os bancos precisam ir atrás de provas para se isentar do pagamento dos saques indevidos", explica o advogado Alexandre Berthe.
De acordo com ele, quando o cliente comunica a fraude e mesmo assim seu nome acaba sendo enviado para o Sistema Central de Proteção ao Crédito (SCPC), o consumidor pode, inclusive, pedir indenização por dano moral.
"Mesmo que o nome fique um dia no sistema, é possível entrar com ação para reivindicar a indenização", conta o advogado. Nas ações que tratam sobre esse tema, o Superior Tribunal de Justiça (STJ), última instância para avaliar esse tipo de processo, tem estabelecido o montante de até 50 salários-mínimos de pagamento indenizatório.
DICAS:

 >Memorize a senha do seu cartão. Se isso não for possível, guarde-a num local seguro;
> Nunca escolha uma senha fácil de ser decifrada como data de nascimento, de casamento ou números seqüenciais;
> Troque o seu cartão com tarja magnética pelo de chip;
> Utilize sempre o mesmo caixa eletrônico;
> Verifique se o caixa eletrônico está inteiro sem qualquer sinal de alteração ;
> Mantenha o antivírus do seu computador sempre atualizado;
> Instale programas de segurança oferecidos pelos bancos ;
>  Observe sempre se o site que navega é seguro. Uma dica é verificar se ele tem um cadeado de segurança na parte superior da tela.
Fonte: Diário do Comércio


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